quarta-feira, 30 de julho de 2014

Resenha - Diário Póstumo de Charlotte

Diário Póstumo de CharlotteDiário Póstumo de Charlotte
Autor: Jairo Sarfati
Editora: Novo Século
272 páginas 
 
"A morte era a única maneira de escapar daquela dor; a dor de meu corpo ensanguentado era menor que a dor de cada risada, era menor do que a dor de ver o rosto de Victor ao saber de tudo aquilo, de minha paixão, principalmente. Quem diria que a morte seria o alívio para toda aquela dor. Não pude mais resistir..." Existe vida após a morte? Será que existe um amor tão forte que conseguiria atravessar uma vida, e florescer em outra? Charlotte é uma garota humilde e fora dos padrões estéticos que mora no subúrbio de Londres, estuda em uma escola particular por ser bolsista. Isolada e sem amigos, ela conta apenas com o seu diário para desabafar, até encontrar um jovem transferido, chamado Victor. Mas o que aconteceria se algo interrompesse a sua vida medíocre e a recolocasse no corpo de uma jovem bonita e de alta sociedade? Será que os seus laços com Victor continuariam tão estreitos? A morte pode não ser o fim para sua história.
 
Hoje, a resenha é bem especial - não que as outras não sejam, por favor! Mas hoje vocês vão conhecer um pouco do livro que me conquistou por inteiro, um dos meus favoritos!

Charlotte é uma menina humilde, que mora com a mãe, o padrasto e a irmã pequena em um casa simples no subúrbio de Londres, onde sempre morou. Sem muita condições, ela é bolsista em uma das melhores escolas de Londres, onde acaba sendo motivo de piadas, por não ter amigos, ser pobre e um pouco acima do peso. E apesar de tamanha inteligência de Charlotte, ela não era poupada de insultos e palavras ofensivas entre seus colegas de classe.

Seu único confidente, no entanto, era seu diário. Lugar onde sempre desabafava e expressava seus sentimentos sem medo de repreensões.

Até que um dia a chegada de Victor na escola chama a atenção de Charlotte. Victor é um garoto pouco tímido, que acaba de se mudar para Londres, e acaba fazendo amizade com Charlotte, que logo fica apaixonada pelo menino. Porém, Charlotte tem medo de falar sobre seus sentimentos à Victor, por receio de acabar perdendo a amizade.

Mas os planos de Charlotte acabam instantaneamente quando um acidente acaba matando-a. E logo em seguida, é informada por um anjo que ela  possui o direito de reencarnar em outro corpo, e sem escolha, Charlotte aceita, mas o próprio anjo a avisa que essa chance é temporária. ela serve somente para que ela cumpra sua missão na Terra.
"Sentia o gosto úmido e quente do sangue que fluía pela minha boca. Poderia descansar de cada risada. Nunca mais veria ninguém daquela escola e não me lembraria mais daquelas memórias. E aos braços da morte me entreguei."
Charlotte reencarna no corpo de outra menina que está a beira de seu leito de morte. Após sair do hospital com sua nova mãe, Charlotte se vê em uma realidade totalmente diferente da qual estava acostumada a viver. Agora morando em um dos melhores bairros de Londres, em uma super casa, com uma mãe rica, ela precisa se acostumar com seu novo modo de vida.
 
Entre reviravoltas, Charlotte se vê estudando novamente na antiga escola, agora no seu novo corpo, e acaba reencontrando Victor novamente. Mas após várias tentativas, Charlotte percebe que não vai ser tão fácil conquistar a confiança de Victor novamente, e com a falta de sua antiga família, ela percebe que sua nova vida pode não ser tão fácil como parece.

Eu conheci o livro pelo site da Novo Século, no selo Novos Talentos da Literatura Brasileira e logo fiquei encantada com a capa. Eu sou extremamente apaixonada por Londres, e não escondo de forma alguma a minha vontade de conhecer, fazer um intercâmbio e até morar na terra da Rainha! E a capa do livro é muito meiga, o que combina com o assunto desde a sinopse do livro. Outro aspecto que me conquistou.
 
O livro aborda assuntos como o bullying e a vida após a morte e o final é surpreendente! É o primeiro livro da trilogia Os diários de Londres, e eu estou super hiper mega ansiosa pelo próximo diário! - E não, não é exagero.
 
O Jairo que é um amigo super especial, cedeu o livro para a leitura em janeiro, se eu não me engano, e eu queria me desculpar pela demora. Perdão, Jairo!
 
Não se esqueçam, de quem for para a Bienal, procurar o Jairo em sua sessão de autógrafos!
 


Beijos!

Um comentário:

  1. Oi Nathalia primeira resenha que li deste livro eu gostei muito do enredo e a capa dele, conheci ele através da bienal do livro desse ano! Saudades de vc Bjkas

    ResponderExcluir