terça-feira, 15 de julho de 2014

Parceria - Jairo Sarfati

Olá pessoal! Como vão vocês? Vim trazer hoje a postagem da parceria de um tempinho atrás (basicamente, novembro do ano passado), mas que eu ainda não havia postado a entrevista u.u
Quero que vocês conheçam um dos meus autores favoritos, e também um amigo especial: Jairo Sarfati!
 
O Autor:
 
Foto -Jairo Sarfati
 

 
Jairo Junior Sarfati é natural de Fortaleza, Ceará, ama música e arte e usa-as para lhe inspirar em seus textos. Também é viciado em redes sociais. Professor de inglês e escritor em meio-período. Sempre sonhou em criar histórias, de novos universos e lugares, contava histórias para seus “amigos imaginários”, depois adquiriu os livros como seus amigos. Aos 16 anos descobriu que queria ser escritor, ao rabiscar seu primeiro poema nas costas da capa do seu livro de História Geral. Desde então começou a criar poemas e textos, até que se aventurou no universo das narrativas, concluindo às vésperas de seu décimo oitavo aniversário seu primeiro livro Diário Póstumo de Charlotte. Escritor em meio período, concilia a faculdade com sua viagem ao universo da escrita. Atualmente revisa seus antigos projetos para terminá-los. O primeiro livro da Trilogia Os diários de Londres.
 
 
 
 
Seu Livro:
 
Diário Póstumo de Charlotte"A morte era a única maneira de escapar daquela dor; a dor de meu corpo ensanguentado era menor que a dor de cada risada, era menor do que a dor de ver o rosto de Victor ao saber de tudo aquilo, de minha paixão, principalmente. Quem diria que a morte seria o alívio para toda aquela dor. Não pude mais resistir..." Existe vida após a morte? Será que existe um amor tão forte que conseguiria atravessar uma vida, e florescer em outra? Charlotte é uma garota humilde e fora dos padrões estéticos que mora no subúrbio de Londres, estuda em uma escola particular por ser bolsista. Isolada e sem amigos, ela conta apenas com o seu diário para desabafar, até encontrar um jovem transferido, chamado Victor. Mas o que aconteceria se algo interrompesse a sua vida medíocre e a recolocasse no corpo de uma jovem bonita e de alta sociedade? Será que os seus laços com Victor continuariam tão estreitos? A morte pode não ser o fim para sua história.
 
Entrevista:
* Realizada em dezembro de 2013
 
Viciados em Livros - Qual seu livro preferido atualmente. E qual livro foi mais cansativo para ler até hoje?
 
Jairo Sarfati - Meu livro preferido, que me fez gostar de ler foi "O pequeno Príncipe". Mas atualmente meu livro preferido é "O inverno das Fadas" da Carolina Munhóz. O mais cansativo em leitura foi o "As Crônicas de Gelo e Fogo - A tormenta das espadas". O livro é bem extenso e cansativo. Demorei um século. 
 
Viciados em Livros - Quantos livros você acha que já leu? E quais são seus gêneros favoritos?
 
Jairo - Não sei em média quantos livros já li, mas geralmente eu leio quatro por mês, um por semana, etc. Meu gênero preferido é Fantasia e Romance. 
 
Viciados em Livros - O que você acha essencial para uma pessoa que deseja ter um blog literário?
 
Jairo - Acho que paixão por aquilo que faz e ler é o essencial, tanto para quem escreve, quanto para quem ler. Acho que é isso. 
 
Viciados em Livros - De onde surgiu seu amor pela literatura? Quem te incentivou a gostar de literatura? E com quantos anos você leu seu primeiro livro?
 
Jairo - Meu amor com a literatura surgiu com "O pequeno Príncipe" e em seguida com "Ponte para Terabítia" e "Menino de Asas", foi a partir daí que eu tive a certeza de que eu amava aquilo. A minha paixão se renovou com Harry Potter. 
Nunca teve uma pessoa X que me incentivasse a ler, mas minha madrasta me comprava muitos livros. 
Li meu primeiro livro com 8 anos de idade, com muita dificuldade e consultando um dicionário quase que sempre. 
 
Viciados em Livros - Sinceramente, quando mandou seus livros para a editora, achou que eles iriam aceitar?
 
Jairo - Nem tanto, mas eu tinha de acreditar no meu potencial, mas também tinha que me preparar para o pior, se caso eu recebesse uma resposta negativa. 
 
Viciados em Livros - Da onde você tirou inspiração para escrever seus livros?
 
Jairo - Sonhos, meus sonhos são bem complexos, e as minhas maiores inspirações saem deles. Algumas inspirações vêm de músicas. Que é um das minhas paixões. 

Viciados em Livros - O que você considera mais difícil em um processo de criação de seus livros?
 
Jairo - Fechar Lacunas, às vezes eu jogo conteúdo em demasia e às vezes alguns precisam de um contexto histórico, ou precisam de uma explicação para aquilo. É a parte mais chatinha. 
 
Viciados em Livros - Na sua opinião, é mais difícil começar, ou terminar um livro? 
 
Jairo - Terminar, pois você tem que manter a narrativa, etc. Escrever as últimas páginas de um livro é muito complicado, pois é a parte mais perfeita, você tem que fazer algo bacana. 
 
Viciados em Livros - Agora, para quem está interessado em ler a sua obra, fale um pouco sobre ela.
 
Jairo - Diário Póstumo de Charlotte conta a história de uma menina pobre e maltrapilha que acaba tendo seu mundo virado de pernas para o ar, quando ela se apaixona. Sem amigos para desabafar, ela escreve em um diário, mas e se esse diário caísse nas mãos erradas? Acontece que uma menina malvada acaba lendo o diário para TODA a sala, e isso, indiretamente, acaba por acarretar a morte de Charlotte. 
Mas e se a morte não for o fim para sua história?
Charlotte volta a viver em um corpo completamente diferente, o corpo de uma menina rica chamada Sophia Laurie, se adaptar a nova vida não vai ser fácil... mas não esquecer quem ela era, será mais difícil ainda. Ela se vê confusa com sentimentos que não morreram junto com ela... mas como fazer com que Victor a ame? Será que ela conseguirá finalmente confessar seus sentimentos?
 
Contatos:
 
 

3 comentários:

  1. Olá! Não conhecia o autor, mas adorei só de saber que ele é fã de Harry Potter kkkkkk O livro parece ótimo, amei a capa e a história parece bem interessante. Também tenho sonhos complexos, já até tentei escrever livros mas nunca saí das primeiras páginas e acabei desistindo, acho que sou melhor só como leitora mesmo.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá flor! Tudo bem?
    Não conhecia o autor e achei muito legal a entrevista rsrs.
    Vou procurar saber mais sobre o livro que parece ser muito interessante mesmo *-*
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  3. O Livro "O diario Póstumo de Charlotte" é um dos meus primeiros livros e depois da esperiencia de lê-lo vou continuar a ler do autor

    ResponderExcluir