sábado, 30 de março de 2013

Resenha: Sherlock Holmes - O Cão Dos Baskervilles


SinopseUma das mais famosas histórias do detetive Sherlock Holmes. A morte do rico proprietário Charles Baskerville está envolvida em um mistério que envolve uma antiga maldição de família, uma grande herança e um enorme cão fantasmagórico. Holmes e seu assistente Watson são chamados para investigar.



Meu resumo e opinião: Sherlock Holmes e seu amigo e parceiro Watson estavam em sua residência fazendo uma espécie de investigação (quase óbvio se tratando de Sherlock Holmes), até que um grande mistério tomou conta de ambos quando o Dr. Montimer informou-lhes sobre a morte (mais precisamente um assassinato) de Sir Charles Baskerville, um homem nobre, e de uma família tradicionalmente famosa e muito rica, mas uma família que sofria com um tipo de maldição, essa a possível causa da morte de Sir Charles. Era mais uma lenda do que maldição, mas isso afetava diretamente os membros da família Baskerville, a lenda contava que um cachorro infernal, grande, que cuspia fogo, tinha olhos vermelhos e cheios de ódio, assombrava e matava quem estivesse sobre a posse da mansão Baskerville, (ou seja, um Baskerville).
Depois da morte de Sir Charles, o herdeiro ficou sendo Sir Henry Baskeville, e Dr. Montimer estava preocupado com a segurança e futuro desde jovem (nem tão jovem assim) que se apossara de uma grande fortuna e uma bela mansão. Por algum motivo Sherlock disse a Watson, Sir Henry e Dr. Montimer que não poderia acompanhar e proteger Sir Henry na mansão, mas pediu para que Watson fizesse isso, sem entender Watson concordou mas perguntou o motivo de Sherlock não poder ir, ele disse que eram assuntos inacabados. Ao chegarem na mansão Watson logo, e não só ele, reparou na deprimente e fria imagem do pântano que rodeava a bela residência, com certeza era uma vista horripilante. Depois de entrar na casa e conhecer o senhor e senhora Barrymore, eram "serviçais" que cuidavam da casa, ele tratou de conhecer os vizinhos (acho que não seja necessário o nome de cada um). Durante uma perseguição entre Sir Henry e Watson atrás de um criminoso foragido, Watson acaba vendo vendo um homem misterioso e fica intrigado com aquele homem cuja aparência física é conhecida, mas que não conseguiu ver o rosto. A missão de Watson em proteger Sir Henry acaba ficando difícil, quando o herdeiro se apaixona por senhora Stapleton e começa a dar umas escapadas durante a noite!
Depois Watson acaba descobrindo que aquele homem misterioso era Holmes, que foi escondido para o pântano investigar por conta própria para o assassino não desconfiar de nada, é depois desse momento que a história chega a um clima final e cheio de emoções.
Mas como eu sou muito bom (ou mau, vocês que decidem kkk) vou deixar para que vocês leiam o livro e descubram como termina essa fabulosa história do detetive mais famoso do mundo.
Gostei muito desse livro, como todos que eu já li do Sherlock Holmes, livros de mistérios me deixam muito atento e fixam minha atenção inteiramente no contexto da vida e da história, mas Sherlock vai muito além disso.

Espero que tenham gostado do meu jeito de fazer resumos sobre livros, e que tenham gostado de mim néh... Aaah e do livro também!
Agradeço a atenção! Valeu galera!!!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Desculpas!!!

Gostaria de pedir desculpas a vocês por não ter postado nenhuma resenha de livros ainda, tive imprevistos com minha internet e outros tipos de imprevisto também, mas nos próximos dias estarei publicando sobre o livro Sherlock Holmes - O Cão Dos Baskervilles.
Agradeço a compreensão.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Nova parceria (mais uma :D) Valentine Vieira

Annyeong~ Então, estou aqui mais uma vez, com uma nova parceria pessoal (como assim Ana, e as postagens?- Calma, já já posto algo de novo ok? :D) e é com a Valentine Vieira :D

Como ela é bonita

Agora um pouco sobre ela e seus trabalhos:





Biografia:
"Meu nome é Valentine Cirano Vieira, natural da cidade do Rio de Janeiro. Sou formada em inglês pelo curso Brasas. Vivi nos Estados Unidos por 5 anos e estudei inglês na BYU e na escola de idiomas Nomen Global, tendo também feito o curso de preparação de professores de inglês de ESL (English as a second language) e EFL (English as a foreign language). Retornei ao Brasil após esse período e desde então tenho trabalhado como professora de inglês em vários cursos.
Escrevo desde 15 anos, mas somente agora, aos 36 anos, resolvi publicar minhas obras para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas por meus trabalhos, que vão desde contos, literatura infanto-juvenil, crônicas e poemas e romance.
Atualmente já tenho quatro livros publicados e já participei de vários concursos literários. Em 2008 participei com três crônicas em um concurso nacional  de poesias e crônicas e minhas crônicas foram premiadas  em primeiro, segundo e terceiro lugares. Escrevo todos os gêneros, pois gosto de diversificar para não cair na mesmice, mas com certeza posso ser considerada uma escritora romancista, pois esse é o gênero que mais gosto de escrever.
Adoro escrever contos, romances e aventuras. Amo pintar telas, artesanato e viajar. Minha comida favorita é qualquer uma que seja deliciosa, :) mas aprecio muito a culinária chinesa em especial.
Simplesmente adoro a simplicidade e a natureza. Minha familia e meus amigos verdadeiros são tudo para mim."

Livros:

Meus Livros



Por quanto tempo perdura um verdadeiro amor? O tempo pode apagar a chama ardente da paixão? O belo romance “Chama Imortal” , a saga dos guerreiros imortais, mostra que o verdadeiro amor, não somente permanece por uma vida, mas dura para sempre, através de uma bela ficção.  A autora narra a estória de um casal (Nivar e Lohanna) que encontrará no transcorrer da vida a maior recompensa de nossa temporal existência, a saber, o amor. Afinal, o verdadeiro amor transpõe os liames da existência humana, se perpetuando por gerações na eternidade. Nem o tempo, nem a distância, podem apagar a Chama Imortal da paixão.  O romance mais belo de 2010, que tem levado vários leitores a uma reflexão sobre os limites do verdadeiro amor.  Uma grande aventura cheia de romantismo, encanto e magia que vai te conquistar.






 Plano de voo “O segredo do sucesso" da palestra Plano de voo foi escrito pela autora Valentine Cirano.
"O caminho do sucesso se perfaz pela determinação em atingir objetivos. Para tanto traçar metas é essencial para a concretização do sucesso, pois sem elas nos assemelhamos a barcos à deriva, levados pelo vento e pela maré.
Onde você quer chegar? O que fazer para chegar lá? O livro Plano de voo, o segredo do sucesso nos mostrará passo a passo como atingir nossos objetivos e concretizar nossos sonhos. Afinal o sucesso presente é resultado de escolhas acertadas no passado. Descubra que possuindo um "plano de voo" sua trajetória se tornará mais segura e produtiva."





Uma ordem secreta da antiga Babilônia ainda poderia espalhar medo ou terror aos habitantes da Terra? Haveria um meio de resgatar os poderes do antigo deus babilônico pelos membros remanescentes dessa ordem e, de posse dos mesmos, levarem pânico e destruição aos quatro cantos do planeta? O assassinato brutal do artista plástico Gregory Andersen, leva Richard Brown e Suzan Antonelli, historiadores britânicos convocados pela policia de Londres, a identificar o significado de estranhos caracteres e pistas deixados pela vítima, pintados com seu próprio sangue numa toalha segundos antes de sua morte. As marcas deixadas por Gregory e um estranho quadro por ele pintado, levam Richard e Suzan a uma aventura frenética em busca do legendário tesouro de Dario, portador dos terríveis poderes das trevas dos deuses pagãos. Perseguições implacáveis, conduzidas por um assassino cruel e sanguinário fazem com que a aventura se torne um jogo mortal, onde Suzan e Richard precisam lutar pela própria sobrevivencia. Os membros da ordem secreta buscam desesperadamente resgatar os poderes ocultos para a conquista planetária, criando um exército imbatível, capaz de fazer com que todas as forças terrenas se curvem diante dos poderes das trevas. Seria possivel impedir essa catástrofe que dizimaria os habitantes do planeta? Onde se encontra a espada utilizada pelo rei Dario e que supostamente continha a chave para trazer novamente a terra os poderes ocultos da antiga Babilônia? Cada nova página do Impacto Fulminante oferece esse desafio, da eterna luta entre o bem e o mal, para atiçar a curiosidade do leitor.


Espero que esta obra possa, no exercício da reflexão, tocar o coração de muitos.
Hoje, o que mais precisamos não é de mais dinheiro, mais poder ou mais descobertas espaciais. Precisamos isto sim, de mais compreensão e de mais amor ao próximo. Nosso próximo, aqui, não é somente nosso parente ou amigo; nosso próximo são todas as pessoas do mundo.
Se o homem descobrisse que o amor é capaz de mudar tudo e todos, não estaria tão interessado em conquistar o mundo ou o espaço. Utilizaria todos os esforços para conquistar o amor do próximo, não importa quem fosse, a despeito de classe social, gênero, etnia ou religião.




Em uma terra dominada por um feiticeiro e terríveis dragões alados que oprimem seu povo, surge uma esperança de libertação. Um jovem de apenas doze anos de idade pode ser o grande libertador  há muito aguardado e predito em profecias do passado. Jafé torna-se o grande guerreiro que se une ao um ex-soldado do palácio e Luane, a pantera encantada. Juntos eles vão para uma grande aventura em busca da pedra mágica, o ônix negro, que é capaz de vencer os poderes maléficos do terrível feiticeiro Ágora. 




Essa mais nova aventura é contada por Marcinho, um garotinho de apenas 7 anos de idade e muito, mas muito curioso mesmo. Ele se encanta com os mistérios do planeta que é chamado de Terra mas é 70% coberto por água.
O assunto meio-ambiente é tratado de uma maneira divertida, mas deixando um alerta para conscientizar as novas gerações de que nosso ecossistema é belo, mas ao mesmo tempo frágil.

O livro Planeta Água já foi selecionado pela própria editora como um dos poucos títulos que ela levará para a feira de literária em Frankfurt, na Alemanha, em outubro. O intuito é fazer com que o livro entre no mercado europeu que, segundo o editor, tem um excelente potencial para fazer um boom na Europa. Essa é a grande aposta da editora Giostri.


Book trailer do livro Plano de Voo, o segredo do sucesso:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qLp8waeWryg
Chama Imortal:
http://www.youtube.com/watch?v=za7Z1Q71G6w&feature=player_embedded
Impacto Fulminante:
http://www.youtube.com/watch?v=aK7iZHiGUn0&feature=player_embedded

E aí, o que acharam? Eu particularmente ameeei *-*


Denner

Olá pessoal! Eu sou o Denner (eu sei... tenho um nome diferente), o novo colaborador do blog. Vou buscar sempre postar informações sobre livros que eu acho bom e que acho que vale a pena a leitura de vocês, espero que gostem. Valeu!!!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Evento em Santos (por Jéssica Anitelli)

Annyeong minna-san o/ Então, estou aqui hoje pra divulgar um evento que a nossa parceira Jéssica Anitelli estará realizando em Santos, no dia 4 de abril de 2013 (claro). Será na Livraria Porto das Letras das 15 às 19:00 hrs, quem puder ir, tanto nossa equipe quanto a Jéssica ficariam muito agradecidos :D 


Para quem estiver interessado e quiser saber mais entre em contato com a Jéssica (link do blog dela em parcerias)


Outra coisa pessoal, a Jéssica também está com um novo trabalho, a segunda parte da história de Diogo, um vampiro, O Ritual, não percam, pois deve ser muito bacana :D E ela está nos convidando para o lançamento dele!
(vide imagem)


Então, por hoje é isso gente, tenham um bom resto de semana aí kk'
Kissus, Ana-Chan :*






segunda-feira, 11 de março de 2013

Primeira Parceria!

Olá leitores! Venho-lhes informar com muitaaa felicidade, que consegui uma escritora como parceria do blog e uma entrevista feita especialmente para nosso blog com ela!


Sobre a Autora:

Jéssica Anitelli
Jéssica Anitelli nasceu na cidade de Leme/ SP em 1990. Atualmente mora em Guarulhos/SP e cursa Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Desde criança é apaixonada por livros da temática fantástica e a primeira coisa que fez quando completou 14 anos foi abrir uma ficha na biblioteca municipal de Leme. Além dos livros, tem uma paixão incondicional por animes, mangás e música oriental.
Escreve desde os 17 anos quando deu início aos primeiros capítulos do seu livro de estreia no mundo literário, O Punhal. Com o primeiro volume dessa série publicado, Jéssica agora se dedica a concluir a saga que já tem seu segundo volume concluído, apenas esperando a hora certa de ser publicado. O terceiro também já está pronto e os primeiros capítulos do quarto já foram escritos.
Além dos vampiros, Jéssica possui um livro erótico de nome Volúpia e há inúmeras narrativas em sua mente, que irão do terror ao fantástico. Livros ainda sem nome, mas que estão ansiosos para começarem a ser escritos.



Coisas que gosto de fazer:
Desenhar mangá em folha canson A3 com lápis 6B e esfuminho para sombrear.
Ouvir música no volume máximo, principalmente show de bandas em DVD.
Ler mangás e assistir anime, tiro muitas ideias de narrativas dai.
Frequentar eventos de anime, sempre me encontrarão em Anime Friends e Dreams.
Assistir Harry Potter quantas vezes for possível sem nunca cansar.
Ir até o bairro da liberdade em São Paulo mesmo com dinheiro apenas para a passagem de volta.

Coisas que não gosto:
Não ter dinheiro para comprar livros (tirando os livros que tenho que ler por causa da faculdade, para esses sempre tenho que dar um jeito).
Odeio quando estou ouvindo música e chega alguém e abaixa o volume... é para morrer!!!
Que tente tomar conta da minha vida.
Quando a inspiração some...


Seus livros: 



O Punhal

Seus olhos verdes sempre cruzavam com aqueles olhos gélidos durante a noite. Ao vê-los, junto com aquela pele esbranquiçada, o coração disparava, os pelos do corpo arrepiavam e a boca secava. Eram essas as sensações que Diogo sentia ao ver a figura daquele homem que o seguia desde criança. Sentia medo, lógico, mas por outro lado tinha a sensação de que algo em sua alma os ligava. Mal sabia que Augusto, um vampiro com mais de 100 anos, tinha planos para ele, planos esses que envolviam sua ida para a vida noturna. Após a noite em que o sangue de Augusto tocar seus lábios sua adolescência nunca mais será a mesma, se tornará sombria, tenebrosa, intrigante e ao mesmo tempo fascinante.
Mas conseguirá ocultar lembranças e sentimentos humanos? Esquecerá o amor por Júlia?
As mudanças sofridas no início de sua existência noturna serão baseadas em Henrique, um vampiro que possuía os mesmos olhos verdes de Diogo e de sua família, tão verdes quanto às esmeraldas contidas no punhal.

Livraria Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4043939/o-punhal
No skoob: http://www.skoob.com.br/livro/212245




O Ritual

Será mesmo certo um humano conviver tão próximo ao seu maior predador? Júlia pensava que seu amor por Diogo era maior que tudo e que a partir daquele momento as coisas se ajeitariam e eles, finalmente, poderiam ficar juntos. Será mesmo?
O Conselho dos vampiros não deixará a pobre garota em paz, pois ela carrega consigo a maior arma de eliminação da sua espécie. E se não bastasse essa perseguição que a deixa transtornada, há também Marta, que continuará a mexer com as emoções do jovem vampiro de olhos verdes e da menina ruiva.
Observando tudo de cima está Henrique, que não abandonará o corpo de seu parente até que o ritual seja realizado e assim possa voltar ao que era há mais de 100 anos. Mas até que isso aconteça, este vampiro que não possui dentro de si nada de humano, causará conflitos e dores.
O segundo livro da série promete arrebatar o leitor do começo ao fim e levá-lo a manifestar sentimentos dos mais variados.


A Entrevista

Viciados em Livros - Vimos no seu blo que você se interessou a escrever a partir dos 11 anos, e com a saga Harry Potter, mas quem te incentivou a leitura?

Jéssica Anitelli - Nunca tive um verdadeiro incentivo a leitura. O que realmente me fez querer ler foi o segundo filme da saga Harry Potter, pois eu me apaixonei pela história e queria saber o que aconteceria. Depois disso fui lendo outras coisas e me interessando por outros gêneros.

Viciados em Livros - Qual seu livro preferido atualmente?

Jéssica Anitelli -  Legend da Marie Lu

Viciados em Livros - Quantos livros você acha que já leu?

Jéssica Anitelli - Pelas minhas contas no Skoob são 90, mas há livros que li quando era mais nova e não lembro o nome, principalmente aqueles romances de banca.

Viciados em Livros - Romances de banca?

Jéssica Anitelli - É, aqueles romances pequenos que não vendidos em banca de jornais/revistas. alguns são um pouco eróticos e outros de romance histórico

Viciados em Livros Atualmente, tenha algum escritor/editora preferido/a?

Jéssica AnitelliEditora não, mas sou fã do André Vianco.

Viciados em Livros  O que você acha essencial para uma pessoa que deseja ter um blog literário?

Jéssica Anitelli - Gostar daquilo que pretende fazer e ter responsabilidade para levar em frente.

Viciados em Livros - Na sua opinião é possível escrever uma grande obra na juventude?
Jéssica Anitelli - Acho que tudo é uma questão de aprendizado e quanto mais tempo você se dedica a isso melhor será seu desempenho. Creio que seja possível sim.

Viciados em Livros - Sinceramente, quando mandou seu livro para a editora, achou que eles iriam aceitar?

Jéssica Anitelli - Não pensei muito sobre isso quando mandei, pois passei quase 2 anos com o livro terminado e sem coragem para arriscar. Foi então que tomei coragem e resolvi mandar não me importando tanto assim com os nãos que pudessem vir, já que o não a gente já tem e estamos correndo atrás do sim.

Viciados em Livros -  Qual livro foi mais cansativo para ler até hoje?

Jéssica Anitelli - Tormenta - Lauren Kate

Viciados em Livros -  Da onde você tirou inspiração para escrever seus 2 livros?

Jéssica Anitelli - A série O Punhal veio principalmente dos livros da saga Harry Potter e depois mais tarde do livro "Os Sete", do André Vianco, que também é sobre vampiros. Depois de ler as obras desse autor tive certeza que eu também escreveria sobre vampiros.

Viciados em Livros -  Agora,para quem está interessado em ler a suas obras,fale um pouco sobre elas.

Jéssica Anitelli - A série O Punhal é constituída de 4 livros, sendo que o segundo, O Ritual, sairá ainda esse mês pela editora Dracaena.
Em O Punhal teremos Diogo, um garoto de 17 anos que tem uma vida normal até o dia que se vê não mais humano e obrigado a conviver com outros vampiros e longe de sua família humana. Cometerá ações que nunca cogitou ser possível e viverá o lado vivo da morte.
Nessa história ele descobrirá o passado de sua família e sua ligação com Henrique, um antigo vampiro que era o detentor do punhal pertencente a sua família.
Muitos segredos serão revelados e problemas acontecerão, pois Diogo não conseguirá ficar longe de sua namorada humana, voltando a encontrá-la mesmo depois de ser transformado em vampiro, infligindo uma das leis de sua espécie, colocando em risco sua própria vida e daquela que ama.
Há também meu livro erótico de nome "Volúpia" que sairá no segundo semestre desse ano pela editora Literata.
Nesse livro temos Enzo, um rapaz de 19 anos que nos contará seus problemas e seu relacionamento o com Clara, que aparece em sua vida para mudá-la completamente.

Viciados em Livros - Jéssica, muito obrigada pela entrevista, eu sinceramente adorei, e queria te agradecer por ser tão atenciosa comigo.

Jéssica Anitelli -  Eu que agradeço a oportunidade. Adorei *-*

Twitter: @jeh_anitelli

Bem leitores, foi isso, queria agradecer a Jéssica por ter me dado esta oportunidade de parceria, e eu estou muitooo feliz *-*

Beijos da Nathalia


Resenha: Robin Hood


Annyeong minna-san~ Boom, hoje a resenha vai ser de –tã tã tã tã tãtã- ROBIN HOOD, isso mesmo, ROBIN HOOD, bom, pra começar, eu não sei dizer se esta é a história original, quer dizer, nunca saberei qual é, mas antes de ler esse livro, eu li tantas histórias do Robin Hood que meu cérebro se confundiu, e –porque sou uma menina muito ocupada- nunca pesquisei a fundo pra saber u-u .
Mas então, se fosse pra eu resumir esse livro, resumiria como: IRRITANTE, 
 o porquê, eu já explico pra vocês, já já. Então, eu li pela escola, depois assisti o filme (NADA A VER COM O LIVRO, NADA, NADINHA, NADA NADA NADA NADA, OK TEM ALGO PARECIDO) fiz um resumo dos dois, comparei e tals, mas isso não tem nada a ver com a resenha... Continuemos ao livro, nele fala como ele conhece os seus companheiros, como ele se tornou foragido e tals, resumindo bem, é isso, e não tem um resumo que dê pra saber o que acontece na história, mas colocarei aqui:

“A fascinante lenda de Robin Hood, o nobre arqueiro que rouba dos ricos para fazer justiça aos pobres, deve sua origem à Inglaterra Medieval, mas hoje faz parte do imaginário universal. Como acontece com as mais importantes narrativas, ela já foi contada e recontada das mais diversas formas: livros, filmes, quadrinhos, desenhos animados...
Aqui, Robin Hood se apresenta pela aclamada versão de Howard Pyle, que circulou em inúmeras reedições ao redor do mundo desde sua publicação original, em 1883. Nesta obra, o autor relata uma série de aventuras protagonizadas pelo mítico herói, de maneira particularmente sedutora para o público juvenil. A tradução para o português, assinada pela escritora Stella Leornardos, por sua vez, reproduz com cuidado o deslumbre suscitado pela escrita de Pyle.
Confirmando o carisma atemporal do príncipe dos ladrões, esta edição de Robin Hood garante ao leitor uma agradável experiência literária, por meio de uma história que se eterniza a cada nova geração.”


Carambaa, que grande x-x  Mas então, falando sobre o livro, ele é pequeno,  90 páginas (contando conteúdo apenas), dá pra ler em um dia, dois no máximo, e dentro tem várias histórias, de como ele conheceu alguém, como se tornou foragido, etc etc... Nada de imagens, e se você ler vai gostar u-u.
Agora, apresentamos, minha humilde opinião:

SPOILERS:
-



-





-





-



-



-





-










Ok, fala sério, que final foi aquele?! O todo poderoso Robin se rendeu aos encantos de um reizinho?! Caramba cara, eu (não só eu) odiei quando ele foi servir ao rei para o resto da vida, o que aconteceu com o cara TODO REVOLTADO VID4 LOK4 que não ouvia ninguém?! Desculpe, mas nunca perdoarei Robin Hood por causa disso :/.

-




-



-





-


-



FIM DE SPOILER




E hoje nem vou falar sobre os personagens, leiam para saber :3 Bom, resumindo, não é difícil de ler, ninguém vai quebrar a cabeça lendo esse livro, e ele é ótimo, e detalhe: Se você gosta de ler os spoilers mesmo não lendo/assistindo ainda(que nem eu), não deixem de ler o livro por minha causa, lembrando, isso foi uma resenha, é minha opinião, não se deixem levar nem queiram jogar pedras no meu rosto por causa disso u-u Não sei se faltou algo aqui, não consigo explicar a história muito bem, porque são várias curtinhas e se eu contar tudo, vai perder a graça né, outra coisa, façam que nem eu, leiam esse livro, assistam ao filme, leiam a história em quadrinhos dele, comparem e tals, porque, vão por mim, é diferente sim, os três, e valem a pena de serem lidos/assistidos.
Não se esqueçam de comentar o que acharam aqui, deixem sua opinião, me corrijam se errei alguma ortografia kk’ Divulguem o blog para que possamos crescer mais, se inscrevam no meu canal...

E bom, por hoje vai ser só isso, se acharam que faltou alguma coisa, comentem que eu arrumarei, hãm, acho que vou fazer uma lista dos meus livros preferidos pra postar aqui, e depois uma dicas, e depois uma resenha... Isso não é uma promessa, porque eu não cumpro minhas promessas, esqueçam isso...



Byebye, beijos, e até a próxima~ o/


P.S: Desculpem-me se não conseguiram saber muito sobre o livro, li faz um tempo já e não lembro direito o que acontece.