quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Resenha - O preço de uma lição

Autor: Frederico Devito e Rogério Mendonça 
Editora: Novo Conceito
Páginas: 366
Ano: 2011


Sinopse: 
 Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Eu li O Preço de Uma lição o ano passado. E até hoje eu não posso dizer o meu sentimento pelo livro. Na verdade, quando eu o li, ele se tornou o melhor! Era meu favorito e tudo mais. Só que depois, quando você começa a conversar sobre o livro com outras pessoas, acaba descobrindo que seu ponto de vista é beeeeeeeeeem diferente, e que eu sou estranha.

O livro conta a história do fulano..PAUSA! "FULANOOOO?" Sim pessoal, o personagem principal do livro não tem nome. Isto mesmo que vocês leram: não tem nome! Ai vocês perguntam: "Como é possível o personagem principal do livro não ter seu nome apresentado?" - Relaxem pessoal, porque os absurdos não param por ai...

Mas, continuando: O livro conta a história do X (vamos caracterizá-lo assim), que é um jovem de 22 anos. O livro nos apresenta a vida do X desde a sua infância até os dias atuais, incluindo seus amores e seus dramas com os amigos e a família.

X é atencioso, bonito, romântico, inteligente, mas tem um grande defeito! Ele é capaz de arrasar o coração das garotas não correspondidas. X já teve vários casos durante sua adolescência, alguns bem complicados - e estranhos- e garotas que nem o beijavam arrumando diversas desculpas.

Sua vida então, muda completamente ao conhecer Juliana em uma festa - uma garota 5 anos mais jovem do que ele - e mesmo ele estando com outra, não consegue desgrudar os olhos de Juliana e  após se conhecerem melhor, acabam engatando um namoro com diversas complicações. Além da diferença de idade, os dois morava em cidades diferentes! Mas X, tentando fazer com que o seu namoro fosse diferente dos outros, fazia de tudo pela garota, pensando que havia encontrado alguém que gostaria de ficar para sempre.

"Como é possível a pessoal falar que gosta de ficar comigo, gosta de mim, depois de ouvir as mesmas coisas da minha boca e não ser a hora certa? Para mim, hora certa é a hora em que ambos têm as mesmas vontades. Para que complicar? Mulheres, francamente!" Pág. 36

O livro é daqueles que fica sempre com aquele ar de romance, o X cita TODOS os casos de "paixonites" que ele ou as meninas tiveram por ele, um mais estranho do que o outro.
Eu odiei o final! Algumas atitudes infantis do X, acabaram o afastando de algumas pessoas.

Os autores divulgaram no twitter que o próximo livro será lançado em 2015, eles soltaram alguns trechos e pelo visto o 2 será bem melhor que este. Mas, só esperando para ver. Não é mesmo?

Convidei uma amiga minha para dar a sua opinião. Conheçam a opinião da Brenda de Paulo:

"Uma estoria de amor gay, que o menino não tem vida própria que só vivia em função de satisfazer a namorada dele."


"O menino é um namorado fiel, que qualquer outra garota gostaria de ter, mas que em alguns momentos tinha alguns problemas idiotas de ciúmes desnecessários, isso tudo só para chamar a atenção da namorada
A vida dele se resumia em fazer tudo ao redor da namorada e parecia que não tinha vida própria,
E em consequência disso, no final estava sem ninguém pra ajuda-lo, e só os amigos de infância o ajudaram"

O que vocês acharam?

Um comentário:

  1. Vish! Olha o conflito! kkkkkkkk
    Bem, confesso que eu adorei a capa e a sinopse.... acho que nós, mulheres, sempre queremos saber o que os homens pensam, como eles pensam e o que sentem. Isso que me impulsionou a desejar o livro, mas depois de algumas resenhas lidas, desisti de comprá-lo. Ainda tenho vontade de ler, mas só se eu ganhar.

    Adorei as opiniões de vcs! Diferentes e verdadeiras!

    bjo^^

    ResponderExcluir