sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Parceria - Maud Epascolato

Olá pessoal! Tudo bem? Venho lhes apresentar mais uma incrível parceria! A parceira da vez é a Maud Epascolato!
 
A Autora
 

 
Nascida em 26 de maio de 1979 no centro da cidade do Rio de Janeiro, Maud foi criada no município de Angra dos Reis, no sul fluminense. Começou a escrever aos 14 anos, depois de ler seu primeiro livro: “O Assassinato de Roger Ackroyd”, de Agatha Christie. A paixão por livros de mistério e suspense fez com que seguisse essa linha literária. 
Além de Agatha Christie, Maud é fã de Edgar Alan Poe, Georges Simenon, Paul Auster, Eça de Queiroz, Dennis Lehane, Conan Doyle, Ruth Rendell, Mary Higgins Clark, H.P. Lovecraft, Machado de Assis, Luiz Alfredo Garcia-Roza e vários outros escritores.
Formada em Letras e moradora da zona norte do Rio de Janeiro, Maud deixou a literatura de lado por alguns anos para se dedicar a outras atividades

Seu Livro:
 
Você tem medo do escuro? Acredita no desconhecido?
O suspense e o mistério irão levá-lo para a escuridão, onde o sobrenatural rivaliza com a incredulidade humana, mostrando que nem tudo o que desacreditamos é obra de nossa imaginação.
Prenda a respiração. Apavore-se. Desoriente-se, pois escapar pode parecer impossível...
Mergulhe no suspense e deixe que a leitura o leve – página a página – ao aterrador final.
 
 
 
Entrevista:
(Entrevista realizada dia 29/07/2013)

Viciados em Livros - Qual seu livro preferido atualmente. E qual livro foi mais cansativo para ler até hoje?

 

Maud Epacolato - Estou lendo um livro incrível e que estou amando: “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, de Ransom Riggs. É uma história estranha e, ao mesmo tempo, viciante.

O livro que mais me cansou foi “Silmarilion”, de Tolkien. Confesso que não consegui terminar a leitura e dei o livro a um amigo.

 

Viciados em Livros - Quantos livros você acha que já leu? E quais são seus gêneros favoritos?

 

Maud Epacolato - Não faço ideia de quantos livros já li. Só sei que foram muitos. Na minha adolescência, eu devorava livros com uma facilidade impressionante. Chegava a pegar 2 livros toda semana, fora os que eu comprava com a mesada. Hoje não consigo ler com tanta rapidez.

Meus gêneros favoritos são suspense, policial e terror.

 

Viciados em Livros - O que você acha essencial para uma pessoa que deseja ter um blog literário?

 

Maud Epacolato - Ser organizado, gostar muito, muito, muito de ler e ter tempo disponível. Além disso, acho necessário ter respeito pelos autores parceiros e leitores do blog. Tudo isso é essencial.

 

Viciados em Livros - De onde surgiu seu amor pela literatura? Quem te incentivou a gostar de literatura? E com quantos anos você leu seu primeiro livro?

 

Maud Epacolato - Não sei quando meu amor pela literatura surgiu. Sempre me vi lendo alguma coisa. Eu lia enciclopédias ilustradas, adaptações infantis de grandes clássicos e revistas em quadrinhos na infância. Meus pais me influenciaram nisso. Eles compravam muitos livros e enchiam a estante, embora não lessem livros com frequência. Meu primeiro livro de ficção só fui ler aos 14 anos.

 

Viciados em Livros - Sinceramente, quando mandou seus livros para a editora, achou que eles iriam aceitar?

 

Maud Epacolato - Não cheguei a mandar para editoras. Meu caso foi atípico. Enviei meu livro para a Adriana Vargas fazer um beta reader, um serviço que ela realiza, procurando inconsistências e outros problemas na obra. Ela gostou tanto que me convidou para publicar pela Editora Modo. Eu sabia que a Modo não publicava contos na época, por isso não imaginava que viria um convite daí. Mas a editora abriu uma exceção para o meu livro, o que me deixou orgulhosa e pulando de alegria.

 

Viciados em Livros - De onde você tirou inspiração para escrever seus livros?

 

Maud Epacolato - Busco de fatos que aconteceram comigo, de sonhos (ou pesadelos) e histórias que os outros me contam. Todo escritor se inspira nas próprias experiências e nas experiências dos outros.

 

Viciados em Livros - O que você considera mais difícil em um processo de criação de seus livros?

 

Maud Epacolato - A organização da história e os diálogos. Um diálogo mal colocado pode levar a trama para o lado contrário ao que o escritor deseja. E a falta de organização pode permitir as pontas soltas. Cada personagem deve ser muito bem pensado para não ficar sobrando na história.

 

Viciados em Livros - Na sua opinião, é mais difícil começar ou terminar um livro? 

 

Maud Epacolato - Terminar um livro é bem mais complicado. Começar um livro é fácil. Quantos livros não começamos? Eu já iniciei vários. Terminar um livro dá um alívio, uma sensação de dever cumprido, mas é muito custoso. O escritor vive aquela história e, muitas vezes, se despedir dela o deixa órfão. Na verdade, nunca terminamos um livro. Se eu ler meu livro um milhão de vezes, é certo de que vou alterar alguma coisa todas as vezes.

 

Viciados em Livros - Agora, para quem está interessado em ler a sua obra, fale um pouco sobre ela.

 

Maud Epacolato - “MEDO DO ESCURO e outras histórias” é uma obra com 9 contos de suspense sobrenatural, que traz o medo como algo inerente ao ser humano. Os personagens são perturbados por situações criadas por eles mesmos. O medo do desconhecido e do que acontecerá em seguida. São movidos por mentes enfermas; acreditam que não há saída para o que sentem, criam as situações e se veem enredados nelas. O terror é mais psicológico, mais subjetivo.

Escrevi essa obra há 15 anos e alterei algumas coisas para deixá-la mais coesa. Na época em que escrevi, lia muito Allan Poe. Era uma apaixonada pela obra desse escritor maravilhoso (e ainda sou). Fui muito influenciada pela obra dele.

 

Obrigada pela oportunidade, Nathalia. É sempre bom estar próxima dos leitores e blogueiros e poder falar um pouco da minha história e da minha obra. A literatura brasileira precisa desse apoio. Beijos em você e nos seguidores do blog.
 
Queria agradecer a Maud pela oportunidade e me desculpar com a demora da postagem =)
Beijos
 

2 comentários:

  1. Oi Nath!
    Adorei saber um pouco sobre a Maud, ela é uma fofa! E fiquei muito interessada na obra dela hehe :)
    Beijos

    Estante das Fadas ♥

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceria!!!!! Nossa, que capa linda heim! Adorei! Ansiosa pela resenha!!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir